Artigos

Mentiras Para Fazer Você se Desviar de Deus

(Dia da Mentira)

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
(I João 2:4)

Introdução:


Primeiro de Abril é o dia da???

O que você responderia? O que lhe vem à mente para responder?

Origem do “Dia da mentira”


No ano de 1564, Charles IX, rei de França, decidiu adotar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o primeiro nascer do sol da Primavera. Com a adoção do novo calendário o ano passou a iniciar-se em 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época.

Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos demais de os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de mentiras. A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou se espalhando pela Europa e pelo mundo.

VEJAMOS ENTÃO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESTE DIA

 Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
(Salmos 118:24)

Você há de convir comigo. Que se foi o Senhor que fez esse dia, então não tem essa de dia da mentira. Pois nEle não existiu, não existe e não existirá um mínimo sequer de mentira.


DEUS É A VERDADE, PURA E ABSOLUTA.


Caso houvesse uma pequenina mentira sequer, da parte dEle todo o universo entraria em colapso.

• Isso é um tremendo insulto Aquele que nos criou!


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
(João 8:44)

A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira. Portanto, dizer que dia primeiro de abril é dia da mentira, é como se tivesse SOLTANDO FOGOS E COMEMORANDO de certa forma quem a criou. Com o diabo não existe brincadeira – É muito sério o que parece ser apenas uma brincadeira.

Quem tem o desejo de propagar a mentira? Aliás - mentira é uma só - não existe, mentirinha, mentirona, mentira cabeluda, mentira careca, mentira por brincadeira ou mentirinha santa! A Palavra que não muda, diz que:

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
(Apocalipse 21:8)

Aquele que é a Verdade por excelência, ressuscitou ao terceiro dia e nos convida a falar somente a verdade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
(Efésios 4:25)

A tática empregada é fazer como se a coisa pareça ser apenas uma simples e inocente brincadeira. É assim que os incautos negam ao Senhor que o criou segundo a Sua imagem e semelhança. É assim que muitos perdem a força e nem se dão conta de como o perderam, mergulhando num marasmo espiritual terrível.

Existem muitas mentiras neste mundo, as quais de tanta repetição passam a soar como verdade.  Existem mentiras a respeito de Deus e a vida eterna, que soam como verdade, mas estão aí para enganar a quem se deixar levar por elas.
Tem gente que está vivendo e se relacionando no campo da religião debaixo de mentiras.

Quero destacar algumas dessas mentiras:

1. A MENTIRA DE QUE A "VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS"

Essa frase é um ditado popular, mas é mentira. É antiga, mas é mentira.  Se você acha que onde existem mais pessoas concordando entre si sobre alguma coisa, que ali está a razão, você está enganado.  E existe um versículo bíblico pra confirmar isso. É Deus falando através do profeta e dizendo:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
(Isaías 55:8)

PORTANTO, A VOZ DO POVO NÃO É A VOZ DE DEUS!

Então você pode estar se perguntando: como descobrir "a voz de Deus"?

Saiba de uma coisa: A voz de Deus incomoda.
Deus não fala aquilo que nós queremos ouvir. E talvez você já tenha vivido grande parte da sua vida achando que Deus tem que dizer aquilo que você quer ouvir.  A Palavra de Deus fala sobre pecado. Falar sobre pecado não enche igrejas, mas temos de ser fiéis à Palavra. A Voz de Deus diz que temos que mudar, temos que nos render a Ele e deixar-nos ser transformado. Se há alguém que quer que você acredite que a voz do povo é a voz de Deus é o Inimigo. Não acredite nessa mentira.


2. A MENTIRA DE QUE DEUS NÃO CASTIGA PORQUE É AMOR.

Essa mentira já possui um pouco mais de "teologia". Você abre a Bíblia e descobre que ELE É REALMENTE AMOR. Então essa idéia mentirosa, que parece até exaltar a Deus, pode afastar você dEle. Quando você acredita que pode continuar fazendo o que bem entender, sem ter um relacionamento legítimo com Deus, que não vai lhe acontecer nada porque "Deus é amor", você estará vivendo uma mentira. Mas veja o que a Bíblia diz na segunda carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses:

Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, Deus é amor, mas Ele também é justo.
(II Tessalonicenses 1:6-9)

Se você estiver pensando em procurar uma igreja que apenas fale do quanto você pode "lucrar" com a fé, você estará dando ouvidos a mentiras.  A Bíblia fala de um Deus que ama, mas que também castiga exatamente porque ama.
3. A MENTIRA DE QUE TODOS SERÃO SALVOS UM DIA

Essa idéia de que todos serão salvos é chamado na teologia de "universalismo". Seria muito bonito se não fosse mentira; dizer que todos os seres humanos, não importa a fé, não importa a vida, acabarão salvos.  Veja o que a Bíblia diz a respeito disso:

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
(Marcos 16:16)

Só existem dois destinos para os seres humanos e não adianta tentar distorcer a Palavra para tentar fazer com que Deus pareça bom. Ele é bom! Não precisamos tentar melhorar a imagem de Deus. Nós é que somos falhos e injustos e ponto final. Você é livre para escolher seu destino. SALVAÇÃO OU PERDIÇÃO.


4. A MENTIRA DE QUE BASTA UMA VIDA MORAL PARA SER SALVO

Esta mentira diz que se você não fizer coisas erradas, que se você levar uma vida moralmente correta, que isso lhe garantirá a salvação eterna.  A mentira de que isso basta. Mas Hebreus 11.6 diz o seguinte:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Segundo esse texto você pode viver sem fazer coisas moralmente erradas, mas é preciso se aproximar de Deus através da fé em Cristo. Não adianta viver numa pureza moral, sem contudo crer em Cristo como seu salvador. Essa mentira relaciona-se coma a mentira seguinte:


5. A MENTIRA DE QUE A SALVAÇÃO SE CONSEGUE FAZENDO O BEM

Essa mentira diz que você pode errar, pecar como qualquer ser humano, mas precisa parar em algum momento para fazer o bem. Se você fizer isso, estará redimido. É a salvação pelas obras.


A pior mentira é aquela que é "meia mentira". E essa cumpre este requisito. Quem vai negar que a Bíblia espera que o cristão faça o bem? Claro que é bom fazer o bem.
Mas não é através de boas obras que se consegue a salvação. Veja o que a Bíblia diz:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
(Efésios 2:8-9)

Não há absolutamente nada que você e eu possamos fazer para merecer a salvação. Seremos corretos e bons porque já somos salvos e não pra sermos salvos.


Conclusão:


Mentiras existem muitas. Mas tem muita gente que precisa ser liberto dessas mentiras.


Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(João 8:31-32)

Existem pessoas que estão presas espiritualmente falando porque estão baseando a sua vida espiritual em mentiras.
Talvez você tenha passado grande parte da sua vida acreditando em alguma mentira como essas que acabamos de falar. Mas o convite e o desafio feito a você hoje é que você se liberte dessas mentiras por conhecer a Verdade que é o próprio Senhor Jesus Cristo.